English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Teste para cabos de rede e telefone

Olá! nesse post vou mostrar um circuito para fazer testes de cabos de rede e telefone, o circuito na verdade faz um teste de continuidade no cabo a ser testado, a indicação do estado do cabo é feita através do acendimento de leds!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Como podemos notar na imagem, o circuito é alimentado por uma bateria de 9v, um diferencial desse circuito é que se pode saber o estado de cada via do cabo, pois a um led para cada via!
Na imagem estão sendo usados conectores RJ45 utilizado em cabos de rede e RJ11 utilizados em cabos telefônicos, más podemos adicionar outros tipos de conectores para aumentar a variedade de modelos de cabos a serem testados!
O funcionamento do circuito é bem simples, conectado o cabo em seus respectivos conectores, se for cabo de rede, os 8 leds devem acender, caso contrário o cabo esta com defeito, se for cabo de telefone os dois leds do meio devem acender, se algum não acender o cabo esta com defeito!
Deixo uma dica, quando for fazer o teste, independente do cabo que for testar, de algumas mexidas no cabo, entorte o, fique bem atento nos leds, se algum der uma pequena piscada ou alteração no brilho significa que o cabo esta com mau contato!

Acompanhe nosso canal no youtube para ver projetos como o do vídeo a seguir:




Compartilhe nas redes sociais!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!

Abraços!

Att: Vando


12 comentários:

  1. Muito bom, me tirou algumas duvidas, é simples e facil configurar e testar s conexoes, mas as vezes pode ser um pouco complexo para algumas pessoas.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro tudo bem? muito obrigado pelos elogios, fico feliz que o post tenha o ajudado!
      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá! tudo bem? para apenas desenhar eu geralmente utilizo o paint mesmo srsrrs, agora para simular utilizo o livewire, com o livewire fica como na foto desse post

      http://testandoeletronica.blogspot.com.br/2012/11/efeito-gangorra.html


      Se quizer baixar o livewire segue o post

      http://testandoeletronica.blogspot.com.br/2012/07/simulador-de-circuitos-eletronicos.html

      Abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  3. Olá Vando, muito legal esse post, interessante. Parabéns sempre ajudando as pessoas. Também quero aproveitar e avisar que coloquei seu blog na lista dos meus blogs RECOMENDADOS. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Claudio tudo bem? muito obrigado pelos elogios e por indicar meu blog no seu blog! Seu blog também esta ótimo parabéns por compartilhar seu conhecimento com nós que trabalhamos na área!

      Abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  4. Se eu colocar LED smd vai queimar ?
    Qual a corrente no circuito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Matheus tudo bem? Pode utilizar led smd sim, claro que vai depender das características do componente que você utilizar, esses dados são fornecidos pelo fabricante, mas normalmente cada led comun utiliza uma corrente entre 15 e 25mA, então é só multiplicar o valor pela quantidade de leds que você terá a corrente total do circuito em torno de 160mA!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá amigo david tudo bem? que bom que conseguiu fazer, esse circuito é bem útil!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  6. Testador bastante simples, porem ele só testa se todas as vias estão conectadas. Mas pelo que vi não testa inversão de vias. Estou correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem amigo? Correto amigo, ele apenas testa a continuidade das vias, é bem simples mesmo, para testar inversão de vias é necessário um circuito mais complexo.

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir