English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dimmer Com Diac e Triac

Olá! nesse post vou apresentar um dimmer, o dimmer nada mas é que um circuito controlador de potência!
 Com ele podemos controlar a velocidade de um motor ou o brilho de uma lâmpada como exemplos. O circuito é bem simples e compacto.
 O potenciometro em conjunto com R2 e C2 ajusta a defasagem do sinal, sinal que é enviado  para o Diac que por sua vez libera essa corrente diretamente ao gate do Triac, fazendo com que o Triac entre em condução!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

A potência máxima para a carga é de 100w!
ATENÇÃO: O circuito não é isolado da rede, por isso muito cuidado na hora da montagem, instalação ou manutenção!

Acompanhe nosso canal no youtube para ver projetos como o do vídeo a seguir:




Compartilhe nas redes sociais!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!

Abraços!

Att: Vando


8 comentários:

  1. qual a função do R3 e C3 ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tudo bem amigo? A função de R3 e C3 é aliviar o efeito de histerese , ou seja proporcionar um ajuste linear da luminosidade.

      Abraço!

      Att: Vando

      Excluir
    2. Como vc obteve tanto conhecimento? Quero dizer estou terminando meu curso tecnico no Instituto Federal da Bahia e algumas coisas na Eletronica são ditas arbritráriamente e eu não sei bem ao certo pra que funcionam... Gostaria muito que vc me ajudasse nos estudos
      Iva.fialho@hotmail.com
      Tenho 19 anos e faço Eletrotécnica

      Excluir
    3. Olá amigo Ivã tudo bem? Eu não sei tanto assim não rssrsr, muita coisa aprendi na internet, quando fiz o curso muita coisa também passou em branco rsrsrs, o jeito é sempre praticar e claro que posso te ajudar no que eu souber, mas repito estou aprendendo. Qualquer coisa mande um e-mail para vpcsuport@gmail.com , ou deixe comentários no blog ok!

      abraço!

      Att: Vando

      Excluir
  2. en lugar de lámpara puede colocarse un cautín??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Noel mucho gusto como estas? amigo perdon, mas o que eres
      cautín? no se o que eres! pero respetando la tensión del circuito y la potência creo que se puede utilizar si.

      abrazo!

      Att: Vando

      Excluir